Prefeitura de Tabaí - RS

Horário de atendimento:
Segunda a quinta-feira, 8h às 12h / 13h às 17h.
Sextas-feira, 7h às 13h
(51)99548-0178 | (51) 99551-8868 | (51) 98052-3017

Tabaí - Rio Grande do Sul

A origem da denominação Tabaí Provém dos vocábulos Indígenas TABA-reunião de casas simples e I união das águas, devido à junção dos arroios que formam o Arroio Santa Cruz, situados as margens do limite entre o município de Tabaí e Triunfo.

Possui uma área de 94,755 km². Está localizado na região do Vale do Taquari (região é formada por 35 municípios), mais precisamente na Encosta Inferior Noroeste do vale. A população é de aproximadamente 4.046 habitantes segundo a última contagem populacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (Censo Demográfico 2007). Fica a 74 Km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Sua localização é privilegiada no Estado do Rio Grande do Sul, uma vez situada na região central do estado. Localiza-se na bifurcação das rodovias RST 287 e a BR 386, que além de possibilitarem acesso ao município, faz escoar grande parte da produção do Estado, pois ligam o interior do Estado à região Metropolitana, obtendo grande fluxo. Com isso, Tabaí é conhecido como o Portal do Vale do Taquari.

O Município de Tabaí possui três Postos de Saúde: O Posto Central localizado no centro da cidade, o Posto Hélio Cardoso e o Posto da Vila Tabaí, ambos localizados no interior do município.

Possui convênio com o Hospital São José de Taquari e o Hospital Montenegro da cidade de Montenegro, bem como aderiu ao consórcio CIS/CAI, tendo como objetivos a aquisição de medicamentos, material odontológico, material de consumo e também consultas e exames de média e alta complexidade. Além de consultas e exames que são realizados em Porto Alegre, sendo os pacientes transportados pelo Município, solucionando assim uma lacuna do atendimento à saúde e da população tabaiense sanando os problemas enfrentados pela falta do repasse estadual.

Contamos com cinco escolas fundamentais, uma de turno integral e duas de Educação Infantil.

As Escolas Municipais foram ampliadas para melhor atendimento dos alunos, que hoje são em torno de 550 estudantes, que vão desde a Educação Infantil até a 8ª série. Educação para Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Médio, que foi implantado no ano 2006 atendendo em torno de 120 alunos. Oferecemos também, cursos de Pedagogia e Administração a Distância, com cerca de 70 alunos, e ainda estamos a 2ª turma de Pós-Graduação cursada no nosso Município em parceria com a Faculdade Castelo Branco do Paraná.

SITUAÇÃO ECONÔMICA ATUAL DE TABAí

O município é essencialmente agrícola sendo a agricultura o principal componente na formação do PIB e a população em sua maioria, residem no meio rural.

O ICMS representa a 2ª maior arrecadação municipal o que demonstra a importância da emissão da nota fiscal.

Através de dados oficiais divulgados pela Secretaria da Fazenda do Estado, podemos observar um crescimento econÔmico favorável desde sua criação, onde em 1997 (1º ano de gestão), o valor adicionado fiscal era de R$ 3.618.676,58 e ao final de 2007 é de R$ 24.622.353,00.

INVESTIMENTO EM AVICULTURA GARANTE RESULTADOS POSITIVOS NO RETORNO DE ICMS

Com a implantação de aviários no município a arrecadação cresceu consideravelmente sendo hoje responsável por 15% no total arrecadado com a emissão da nota fiscal de produtor e 10% no total do valor adicionado gerado pelo município.

REFLORESTAMENTO

A produção primária é responsável por 68% no total do valor adicionado fiscal, destes, divididos em 15% aviários e 64% silvicultura restando 21% para as demais culturas.