Prefeitura de Tabaí - RS

Horário de atendimento:
Segunda a quinta-feira, 8h às 12h / 13h às 17h.
Sextas-feira, 7h às 13h
(51)99548-0178 | (51) 99551-8868 | (51) 98052-3017

19.03.2015 17:10

Estudantes de Tabaí aprendem sobre sustentabilidade em projeto da AES Sul

Alunos da rede pública interagiram nos experimentos científicos, assistiram aos esquetes teatrais e receberam materiais didáticos do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar

Com o intuito de engajar alunos e professores da rede pública de ensino na temática da sustentabilidade, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar esteve em Tabaí nesta terça-feira (10), onde 662 estudantes das redes de ensino municipal e estadual, acompanhados de 56 educadores, participaram das atividades realizadas No ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Rosa. A equipe da AES Sul e os participantes da ação foram recebidos pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Marcia Ferreira, e pela Supervisora Pedagógica da Secretaria, Renilda Scherer da Silva. Na última terça-feira (3), umas representações de professores do município já haviam participado do Seminário Regional AES Sul na Comunidade, realizado em São Leopoldo, momento em que conheceram em primeira mão as atividades que, hoje, foram trazidas aos alunos.

A fim de provocar nos estudantes um novo olhar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ambiental na idade em que aprender brincando é fundamental, o projeto desenvolveu, de forma interativa, ações que orientaram sobre o consumo diário de energia em uma casa, a segurança e os processos de geração de energia, a coleta e o destino correto do lixo, o tempo de decomposição dos produtos, a quantidade necessária de água para produção de objetos, as principais diferenças entre os meios de transporte e suas emissões de CO2, dentre outros assuntos relacionados ao meio ambiente.

Nos espaços denominados “Territórios”, experimentos científicos amplamente dinâmicos e interativos apresentaram demonstrações práticas de como os recursos naturais são utilizados, conservados e desperdiçados, mostrando que as ações de todos impactam diretamente no meio ambiente. A visitação aos territórios foi intercalada com esquetes teatrais que abordaram os temas de forma lúdica, por meio da história da personagem Gaia e suas descobertas sobre o mundo. E foi no espaço chamado “Usina de Ideias” que as sucatas ganharam uma nova vida nas mãos dos participantes, com a confecção de diversos brinquedos e objetos.

Somados aos conhecimentos adquiridos com a vivência no projeto, mestres e estudantes levaram para as suas casas revistas pedagógicas com atividades e brincadeiras que ampliam os olhares sobre os temas abordados, e que servirão de apoio à continuidade dos trabalhos nas escolas.

Por meio de uma abordagem multidisciplinar, o segundo ciclo do projeto, iniciado em maio de 2014, chegará a mais 99 municípios gaúchos, a fim de contribuir com o crescimento da consciência ambiental dos seus participantes, bem como sensibilizá-los a levarem, para o seu dia a dia, hábitos favoráveis ao meio ambiente. Até dezembro deste ano, o AES Sul na Comunidade envolverá alunos e professores da rede pública de ensino em 420 ações educativas sobre os eixos temáticos energia, água, resíduos e mobilidade urbana, por meio de atividades lúdicas e interativas, como esquetes teatrais, experimentos científicos, jogos e brincadeiras.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da empresa e alinhado à sua Plataforma de Sustentabilidade, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar é inteiramente gratuito. A realização do projeto em Tabaí foi uma promoção da AES Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, e 3ª Coordenadoria Regional de Educação.