30.10.2015 18:41

Outubro Rosa em Tabaí

No dia 28/10, a partir das 13:30 horas, teve início as atividades referentes ao Outubro Rosa em Tabaí. Evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, iniciou com uma caminhada alusiva ao combate contra o câncer de mama que saiu da frente do Posto de Saúde Central até o salão de Festas da Comunidade são Cristóvão, ao chegar lá o público se deparou com uma grande festa. Tudo estava organizado para o desfile das meninas da 3ª Idade, para escolha da Rainha.

A Secretária de Administração Carina Alff, iniciou a apresentação do evento dando boas e vindas e passou a palavra ao Prefeito Municipal, Sr. João Brandão que fez a abertura da festividade, João agradeceu a participação e empenho de todos que se envolveram para a realização desta festa e salientou que sente orgulho pela a Administração Municipal ter como característica a prevenção de doenças. “nossa saúde é sempre voltada para a prevenção, não só do câncer de mama, mas de todas as doenças”, enfatiza o Prefeito. Tudo pronto inicia o desfile de oito meninas da Comunidade Ativa, cada uma representando a comunidade que pertencia, todas com penteado maquiagem oferecidos pelo salão “Poder da Beleza” e desfilaram lindamente para apreciação do público e júri (Charalinas).

CANDIDATAS:
1. ANA BORBA DOS REIS - 69 ANOS - SÃO CRISTOVÃO
2. DIVA DE SOUZA RODRIGUES - 74 ANOS - SÃO CRISTOVÃO
3. EVA SOUZA DA SILVA - 67 ANOS - SÃO CRISTOVÃO
4. NELCI BRUISMANN  - 63 ANOS - HÉLIO CARDOSO
5. NERCI DE SOUZA OLIVEIRA - 69 ANOS - VILA TABAÍ
6. NÍDIA SILVA DE SOUZA (CONFIRMAR A IDADE)- N. SRA DE FÁTIMA
7. ROSELICE CECÍLIA MALLMANN - 66 ANOS - SÃO CRISTOVÃO
8. SELMA PEREIRA DE AZEVEDO - 63 ANOS - VILA TABAÍ

A vencedora representará nosso município e concorrerá ao título de “Rainha Regional da 3ª Idade” – do biênio 2016/2017, no Baile Real, do Projeto Conviver, que se realizará no dia 28 de Novembro deste ano, às 13:30 horas, no Ginásio Nelson Brancher, em Lajeado.

Enquanto a apuração acontecia a diversão ficou por conta da apresentação do Grupo Charalinas.

A história infantil de uma Chaleira chamada "Charalina", que trabalhou a vida inteira, mas quando envelheceu foi jogada fora e acabou se transformando em um vaso de flor, se tornou a grande inspiração do Grupo Charalina, grupo de idosos, pertencentes a três Unidades de Saúde da Família de Novo Hamburgo/RS (USF Palmeira, USF Mundo Novo e USF Petrópolis), gerenciados pelo Hospital Regina em parceria com a Prefeitura Municipal. Começou com a confecção de trabalhos manuais, mas evoluiu para a música, por ser uma linguagem universal. Trabalhar com a música e fazer parte de um grupo é atuar na prevenção e tratamento da depressão, melhorar a coordenação motora, a fala e a memória, inserir o idoso na socialização e na mídia social, além de ser um lugar de pertencimento e amizade, tendo também como consequência a valorização familiar. Grupo alegre, que enche as unidades de saúde da família com música no dia do grupo e hoje já possui cerca de 75 participantes, sendo uma iniciativa fundamentada e organizada, que pensa as peculiaridades de cada comunidade, Palmeira nas cantigas em português e futuramente em espanhol, Mundo Novo no português, italiano e inglês e Petrópolis no português e alemão. Conforme depoimento da nossa regente voluntária Agnes Kerber, "nos quatro anos em que estou neste grupo, eu não envelheci quatro anos, eu vivi quatro anos". Viver, e não somente envelhecer, cantar e encantar são as metas.

Resultado do concurso
GANHADORAS
1. ANA BORBA DOS REIS - 69 ANOS - SÃO CRISTOVÃO RAINHA,
6. NÍDIA SILVA DE SOUZA (CONFIRMAR A IDADE)- N. SRA DE FÁTIMA 1ª PRINCESA