23.06.2016 16:15

Plano de Saneamento Básico está sendo finalizado

Em dezembro, de 2014, a Prefeitura de Tabaí, com a ajuda de uma assessoria, iniciou a formulação do Plano Municipal de Saneamento Básico. Foram realizadas oficinas nas comunidades para se obter um diagnóstico da situação do saneamento da cidade, ouvindo os moradores em relação as suas demandas. A última etapa é uma audiência pública, que deve acontecer nas próximas semanas.

O plano terá 20 anos de vigência e deve contemplar abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. O plano também recebe assessoramento do Fundo Nacional da Saúde - Funasa e Ministério da Saúde.

Conforme o prefeito João Brandão, está se pensando em uma cidade para o futuro, em que todos os governos nos próximos 20 anos terão que colocar em prática um plano realizado com a comunidade e Administração. João destacou a importância do saneamento básico, principalmente obras de esgoto, que afetam as famílias, causando-lhes até problemas de saúde.

Outra informação do prefeito é de que qualquer verba da União para obras só são liberadas para municípios que possuem o Plano de Saneamento. "Sem o plano não tem como captar recursos para este setor".

Autor: Rivail Teixeira